sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Reforma ortográfica fazendo vítimas



Verdade seja dita. Na primeira vez que pus as mãos no dicionário pós reforma ortográfica, fiquei arrasada!

Micro-ondas assim, com hífen? Lógica à parte, achei horrível. Mas fazer o quê? Bonito ou não, é para ser escrito assim. Até na embalagem já vem desta forma.

A regra é usar hífen com o prefixo micro se for seguido por "h" ou vogal igual a última do prefixo, como é o caso de micro-ondas.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Meninas dizem "obrigada"


Só para conferir: sua professora da pré-escola também ensinou que meninas dizem "obrigada"? Pois é, acho que a dessa senhora não.

Ou então alguém quis economizar muito nas faixas e fez todas para os candidatos, esquecendo das mulheres que concorriam na legenda. Vai saber.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A partir? Apartir?



Quantas vezes você leu isso numa passada rápida naquele shopping ou galeria perto do trabalho ou de casa? Bateu aquela dúvida, certo? Pois é.

Até pouquíssimo tempo, para mim era certeza que a partir era assim mesmo, separado. Mas foram tantas vitrines tentando me provar o contrário, que fiquei confusa.

Fui pesquisar, claro. E é separado mesmo. A partir é uma locução, não um vocábulo unitário. Não tão fácil de explicar, mas com o uso aprendemos o que é certo.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/sualingua